Quietude. Silêncio interior. Sossego.

20/04/2017 10:45

Precisamos estar sossegados para viver. Você precisa exercitar muito a quietude.   Não se esforce para nada. Todo o esforço é desnecessário e inútil. Tudo tem seu ritmo e movimento, observe.  Siga o movimento. Não adianta querer as pessoas fora do ritmo delas. Não adianta querer as coisas fora de seu ritmo. Nada de pressas ou correrias. Silêncio, quietude, sossego.

As palavras nos tiram do ritmo, a pressa também.  É preciso não ter pressa para nada. Estou pregando muito isso, que é para você ter em mente, sempre. Fique quieto, não fale. Quando falar,  fale o mínimo.  Observe. Sinta você primeiro, vejas as pessoas e coisas. Sentir-se e ver  para depois falar.

Falar devagar, o mínimo. Estou falando de economia. Economia de movimentos, palavras e gestos.  Isto faz parte da simplicidade da qual lhe falei. Simplicidade e economia andam juntas. Uma flor simples é uma flor sem muitas firulas, um objeto simples é um objeto que tem o mínimo necessário para funcionar. Um homem simples é aquele que precisa muito pouco para viver. Ser simples é ser pouco, é ter pouco, é ir devagar, porque não tem que chegar a lugar nenhum.

Ser simples é também deixar que tudo aconteça em sua hora e lugar.  Procure descobrir a vida em cada coisa, em cada situação. A  todo momento você poderá estar aprendendo e onde há aprendizagem , há vida. É isto, se você não tiver pressa e ficar, poderá aprender com tudo e em tudo, e se você aprender estará vivendo. Onde há aprendizagem há vida e a simplicidade favorece a aprendizagem.  Nada de artifícios, entendeu?  Nem verbais, nem de qualquer outra espécie.

A simplicidade permite o contato. Contato consigo mesmo e com o outro. No contato há luz, há direção. Sem tempo e lugar o contato se faz. Contato para ser e ver. O caminhar e a riqueza interior se dão a partir dele.

A vida vem de dentro, não de fora. O amor, o ódio, a ternura, a inquietude. Só surgirão se existirem dentro. Ninguém poderá despertar em ninguém o que não existe. O que existe dentro de você? Repare.

Não são as pessoas nem as coisas que o incomodam, são seus sentimentos. Lide com eles e lidará com as pessoas e situações.

Jeremias Horta