O Homem nunca revela seu caráter de modo tão claro como quando fala do caráter de outra pessoa.

01/03/2016 09:30

O homem bom tira do tesouro bom coisas boas;

mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

 

Conta-se que o presidente confederado Jefferson Davis pediu ao general Robert E. Lee que manifestasse sua opinião sobre um determinado oficial. Lee falou desse oficial com muito entusiasmo.

Um dos oficiais presentes ficou surpreso diante das palavras de Lee e disse:

- General, esse homem que o senhor acabou de elogiar ao presidente é um dos maiores inimigos seus, e não perde nenhuma oportunidade de difamá-lo. O senhor não sabia disso?

- Sim – disse Lee – mas o presidente pediu minha opinião sobre ele; o presidente não pediu a opinião dele sobre mim.

Quando falamos bem de nossos inimigos, estamos fazendo três coisas: primeira, aumentamos nosso próprio valor. Mostramos que somos capazes de permanecer acima da crítica maldosa e proferir “elogios” ao inimigo.

Segunda, dissipamos a crítica do inimigo contra nós. Qualquer pessoa que ouça o nosso elogio a um inimigo e o desprezo do nosso inimigo em relação a nós concluirá que somos melhores do que a descrição que recebemos!

Terceira, revelamos aos outros que somos investigadores diligentes. É necessário esforço para encontrarmos alguma coisa boa para falar de alguém que nos odeia; é necessário pouco esforço ou inteligência para reagir com ódio ou zombaria.