Dar conta!!!!!!

29/04/2015 10:17

Vivemos no mundo onde todos precisam “dar conta” de tudo o tempo todo. Somos cobrados por isso e quando isso não acontece pelo mundo externo, acontece pelo mundo interno.

 

Cobramos-nos de dar conta de trabalhar, estudar, cuidar das obrigações domésticas, de filhos quando os temos, de manter as contas pagas em dia, e se possível ainda manter um bom relacionamento afetivo.

 

Mas não para por aqui! Também nos cobramos de dar conta de todas as cobranças que aparecerem no caminho!

 

Ou seja... São coisas demais para dar conta e tempo de menos para investir em uma estrutura que funcione pra tudo isso. Cobranças excessivas, nossas e do mundo todo, e pequenos retornos para todo esse empenho!

 

É mais fácil administrar as dores alheias, aceitar que damos conta de conviver com a tristeza de quem nos rodeia e até mesmo de ajudar a mudar esse quadro, do que lidar com a própria tristeza, com os próprios conflitos...

 

Até mesmo com sentimentos bons... Pode ser mais fácil dar conta de produzir felicidade nos outros do que produzir momentos de realização para si mesmo!

 

O mais sério disso tudo, é que investimos para dar conta de tudo que o mundo nos pede, de todas as responsabilidades sociais e profissionais que a sociedade estabelece como adequadas. Esforçamo-nos para dar conta de manter as pessoas ao nosso redor vivendo bem, sendo apoio e suporte nos momentos em que assim o desejarem. Dedicamo-nos para sermos sempre corretos e assim agirmos sempre dando conta de tudo aquilo que esperam de nós! Investimos tempo e dedicação para dar conta das expectativas alheias e ajudar a concretizar sonhos e metas. Enfim, buscamos dar conta de tudo que o mundo nos impõe...

 

Só que infelizmente o mundo não exige de nós que demos conta de nossos próprios sentimentos!

 

Deixamo-nos em segundo plano e ainda com a certeza de que é assim que se deve viver. Afinal, ouvimos que fazendo pelo outro, sendo bom para alguém, de certo a recompensa um dia virá!! É a sociedade do fazer o bem, sem olhar a quem...

 

Não nos acostumamos a olhar para isso e quando o fazemos pode surgir à sensação de egoísmo. Afinal, com tantas coisas sérias e até impactantes para todos, como nos atrevemos a tentar dar conta de coisas que só pertencem a uma única pessoa??

 

Desculpem-me os que acreditam que dar conta do outro seja mais importante que dar conta de si mesmo... Mas eu discordo veementemente!

 

Ninguém é capaz de dar aquilo que não tem... Se não formos capazes de dar conta de nossas questões, tão pouco seremos capazes de dar conta das alheias!!

 

Mas e por onde começar a dar conta?? Afinal, se estamos tão acostumados a tomar conhecimento das dores e dificuldades alheias, com frequência nem sequer notamos as nossas...

 

Começar por aceitar a ideia de se olhar mais, se cuidar mais, se preocupar mais com tudo aquilo que queremos dar conta e que habita em nós mesmos, de certo já oferecerá muito material para ótimas reflexões e elaborações! A partir daí, cada um que determine e escolha como dar conta de si mesmo...

 

Claro que não acredito que o ser humano pode ser olhado com generalizações... e nem eu quero colocar dessa forma. Assim, também há quem se sinta capaz de dar conta apenas de si e nunca de suportar o que vem do outro...

 

Não vejo diferença na forma de lidar com isso... Apenas caminhar na direção contrária, aprendendo a dar conta de si mesmo, sem se abandonar, mas aprendendo simultaneamente a conviver com o suporte ao outro.

 

Equilíbrio!! Que venha com toda a força e que possa gerar relações cada vez mais saudáveis, seja consigo mesmo, seja com as pessoas ao nosso redor!!

Patricia Galante