A felicidade do homem de mente clara e o infeliz da mente reativa

16/09/2015 11:11

Uma história real:

 

Estava o homem de mente clara (HMC) com seu carro pela rua da cidade. Na sua frente seguia o homem de mente reativa (HR). Os dois sequer podiam imaginar que no cruzamento seguinte quase trombariam. O HR entrou à direita, mas desistiu e bruscamente virou a direção para voltar para a avenida de onde vinha. O indeciso HR quase trombou no carro do HMC.

 

HMC se assustou e, para se defender, buzinou e desviou do carro que lhe ameaçava. Felizmente não aconteceu o acidente e ninguém se machucou. A tensão apareceu na vida do HMC e ela foi embora tão logo acabou o problema.  Todavia, não foi isto que aconteceu com o HR; a mente reativa responde à tensão desencadeando uma onda de reações, que prolonga a tensão. Desta forma o HR ficou nervoso e bravo. Com a cabeça para fora do carro esbravejava com o HMC, xingando-o por ter buzinado.

 

Nesta hora o homem que estava em paz lembrou-se de como era sua vida antes de ter a mente clara: responderia ao xingamento, ficando com raiva e infeliz. Este comportamento foi descondicionado; ele era livre para ser feliz e não responder ao estímulo negativo que o outro lhe mandava.

 

Ele aprendeu a não misturar-se com o sofrimento do outro. “O outro está infeliz; minha tarefa é buscar minha felicidade”. O HMC manteve sua paz; ficou relaxado e satisfeito enquanto escutava o outro gritar e xingar. O outro que xingasse à vontade, pois nada o afetava.

 

O sábio homem (HMC) foi embora satisfeito por ter testado sua conquista: a mente clara. Uma das bases da mente clara é a racionalidade: não deixarei de ser feliz por que uma pessoa está me xingando.

 

A vida é uma sequência de atitudes, uma encadeia a outra. A paz em uma situação ajuda a paz em outra situação. Ele chegou em casa satisfeito e pronto para compartilhar coisas boas com sua família e seus amigos.

 

Existem dois pontos importantes nesta história. A primeira é a capacidade de processar o stress mais rápido e eficientemente. O stress acontece, atinge o topo e logo é diminuído brutalmente. É como pular em cima de uma cama elástica. O elástico absorve a força do corpo caindo. A mente clara absorve e não dá sequência ao impacto do stress.

 

A mente reativa, ao contrário, estimula a sequência do stress. Ela funciona reagindo (por isto se chama mente reativa). A mente explode em pensamentos e sentimentos sequenciais que perpetuam o stress. O que acontece se o estímulo não é um stress, e sim algo sutil, bom e nobre? A mente reativa tem muita dificuldade de dar sequência quando o estímulo é positivo. O HR poderia ter ficado super feliz por não ter batido o carro. Poderia ter ficado com o coração aliviado e feliz por não ter que pagar o conserto do carro alheio. Afinal, ninguém se acidentou, ninguém se machucou e ele logo chegaria são e salvo no lugar que gostaria. Havia motivos mais do que suficientes para o HR ficar aliviado e satisfeito. Os motivos positivos, porém, não têm força dentro de um cérebro reativo. Este tipo de mente está treinada para lidar com o negativo; ela sabe o que fazer com a raiva e fica indiferente ao amor. É por isto que no momento após o quase acidente o HR ficou raivoso. Ele fez o que estava treinado: usou a mente reativa e privilegiou o negativo.

 

O homem de mente clara recuperou-se rapidamente e manteve a serenidade. Ele não permitiu que o outro mandasse em sua mente, semeando a raiva e o negativo. Manteve-se feliz e relaxado, assim continuou sua vida e relegou o HR à sua insignificância.

 

O HMC sabe que é a oferta de amor e de serviço que criará vínculos sadios entre as pessoas. Se treinarmos para ofertar o que é nobre, poderemos gerar muitas coisas boas para a humanidade. Nós seremos os maiores beneficiados, pois é muito bom ter a mente clara e gerar nobreza dentro de nós. Na realidade, este é um dos maiores prazeres da vida do ser humano.

 

O estímulo que vem de outras pessoas deve ser insignificante, sempre que possível. Ocupe-se em produzir o que é nobre e justo. Oferte sua felicidade e sua capacidade de gerar tranquilidade onde impera a desarmonia. Viva o que é nobre – esta é um desafio para todos os instantes da vida.

 

Régis Mesquita