É Deus um bom diretor?

12/12/2014 09:54

E se alguém falasse assim pra você: “Eu não acredito que existam bons diretores de cinema, porque todos os filmes a que assisto são de má qualidade”? Este é um argumento bem lógico, certo?

 

O argumento implica que bons filmes são possíveis. Então, o argumento na verdade é algo assim: “Como eu acredito que bons filmes são possíveis, e como todos os filmes que vejo são de má qualidade, eu acho que não existem bons diretores de cinema.”

 

Esse é justamente o tipo de argumento que é freqüentemente usado para negar a existência de Deus. Algumas pessoas dizem: “Eu não acredito que exista um Deus, porque este mundo é muito terrível.”A dedução, se a pessoa percebe ou não, é de que um mundo bom é possível.

 

Um Mundo Completamente Novo

 

Portanto, como chegamos a esse mundo bom? Através da evolução? Pelo modelo evolucionista, devíamos estar melhorando. Talvez, se evoluirmos por um tempo suficiente, finalmente teremos um bom filme. Mas se estamos melhorando, por que temos cada vez mais guerras, mais crimes, injustiça, divórcio, mais abuso? Neste sentido, nossos filmes estão ficando piores, não melhores.

 

Talvez essa seja a verdade que não queremos encarar. Não podemos nos apresentar um mundo bom, porque somos péssimos diretores de cinema. Nós somos falhos, seres pecadores. Uma inteligência maior ou tecnologia não resolvem os problemas do crime e da ambição e do engano. O coração do homem é o problema, não importa o quanto “evoluamos”. Somos centrados em nós mesmos e nos autopromovemos — o que a evolução (sobrevivência dos mais adaptados), na verdade encoraja.

 

O Que Há de Errado com o Mundo?

 

Uma pergunta a fazer é: este mundo agrada a Deus? A Bíblia nos diz que: “Pois tudo que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16). O mundo gira em torno da cobiça da carne (“Eu preciso disto”), cobiça dos olhos (“Eu quero isto”) e do prepotente orgulho da vida (“Eu mereço isto”). Não é possível que estas atitudes sejam a causa da maioria dos problemas do nosso mundo? Não é possível que estas coisas não estejam agradando a Deus?

 

Uma segunda pergunta a fazer é: Deus está totalmente no comando do show? A Bíblia diz sim e não. Deus é soberano, mas ele também nos dá liberdade para fazer escolhas. Ele não está policiando cada pensamento e ação nossa. Essa liberdade de escolha pode resultar num péssimo filme. Somado a isso, enquanto Deus é “o Rei de toda a terra” (Salmo 47:7), por alguma razão a Bíblia chama o diabo de “o governador deste mundo” (João 12:31, 14:30, 16:11; 1João 5:19). Então, vemos novamente que, enquanto Deus é soberano, ele permite o livre arbítrio dos seres.

 

Uma terceira pergunta a fazer é: este mundo é o Reino de Deus? A Bíblia diz que não. Jesus disse: “Meu reino não é deste mundo” (João 18:36). Neste momento no tempo, o Reino de Deus é invisível e espiritual. Ainda que ele seja o Rei sobre todos nós, nem todos nós permitimos que ele seja o Rei nos nossos corações e vidas. Aqueles que permitiram fazem parte do Seu reino invisível (mesmo que vivam no mundo, que não é o Reino dele).

 

Uma Vida Boa Sem Sofrimento

 

Assim, o filme real de Deus ainda não foi exibido. Mas virá um dia quando “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15). Neste dia, veremos um filme excelente, pois um diretor excelente estará no comando. Deus tem planos para um mundo melhor, não se parecerá em nada com este aqui. Ele é um excelente diretor de cinema. Aqui está um trailler pra ver como será:

 

“Ouvi uma forte voz vinda do trono, dizendo: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem lamento, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. (Apocalipse 21:3-4)

 

Deus tem um plano melhor para um filme ainda melhor, e ele quer que você faça parte dele. Ele pode fazer uma diferença enorme na sua vida hoje, e ele tem um mundo muito melhor planejado para o futuro — um mundo perfeito que ele compartilhará com aqueles que o conhecem. Para saber como você pode conhecer a Deus, acesse Conhecendo Deus pessoalmente.

(revisado por Natália Póvoas)