À PROCURA DA FELICIDADE

16/09/2014 08:49

Certa vez disse-me um irmão:

-De há muito ando à procura da felicidade. Busco-a por toda parte. Saúde não me falta, dinheiro também não. Tenho família invejável, muitos amigos, enfim, tenho tudo para ser feliz, porém encontro-me sempre abatido, cabisbaixo,  sentindo-me um verdadeiro desventurado.

Em seguida pediu-me:

 -Ajude-me, por favor, a encontrar a felicidade.

Respondi-lhe:

 

-A tua felicidade está tão próxima de você que ninguém mais a pode alcançar. Somente você.

 Perguntou-me o irmão:

-Por que razão somente eu poderia alcançá-la?

Expliquei-lhe:

-Cada um possui a sua própria felicidade. Você não pode transferi-la para quem quer que seja. O máximo que você pode fazer é irradiá-la ao seu redor e quem se encontrar próximo de você, dela também desfrutará, porém não a sentirá em toda a sua intensidade.

Estranhando a minha afirmativa, ponderou o irmão:

-Como fazer, então, para que esta minha felicidade que eu tanto quero e que está tão próxima de mim, mas que eu não encontro,  possa aflorar e me tornar um afortunado?

-Saiba irmão –disse-lhe eu- que a felicidade que só a você pertence está bem dentro do seu coração, bastante oculta no seu interior. Para que ela possa vir à tona e para que você possa dela se beneficiar, depende tão-somente do seu modo de agir. Não adianta persegui-la a todo custo se você não se interessa pela felicidade do seu próximo. Não adianta tentar encontrá-la se você esconde do seu próximo um simples gesto que possa levar-lhe alegria. Não adianta esperar que ela aflore em sua própria pessoa se você nada faz para que possa erigir do coração daqueles que o cercam um pouco de ventura.

-Você, irmão, está à procura da própria felicidade sem se importar em fazer um gesto sequer que possa pelo menos significar um mínimo de ventura para seus irmãos.

 -Abra seu coração, deixe que ele extravase muito amor, muita compaixão, muita alegria, muitos bons exemplos e, enfim, muitas ações que possam tornar nossos irmãos menos infelizes. -Somente assim você estará, certamente, encontrando a sua própria felicidade.

Lembrem-se todos, sempre:

“Aquele que possui o coração endurecido terá a infelicidade como companheira enquanto não buscar torná-lo tenro como a paz verdadeira e puro como a luz que irradia do sorriso de uma criança”.

https://www.blogdrsegala.com.br