Tolos ou sábios

16/10/2015 11:33

"Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração" (Lucas 2:51).

 

O coração de um tolo está em sua boca, mas a boca do sábio está em seu coração." (Benjamin Franklin)

 

Às vezes pecamos pela imprudência e falamos o que não pensamos.

Achamos que sabemos tudo e mais que todos, temos sempre a verdade conosco -- pelo menos a nossa verdade. E quase sempre essa nossa verdade "mente" para nós.

 

O sábio age de maneira diferente. E o maior sábio é aquele que guarda a "Verdade" no coração, deixando que essa Verdade -- o Senhor Jesus -- o oriente nos caminhos da vitória e da felicidade.

Nem sempre sabemos de tudo. Nem sempre conhecemos o verdadeiro caminho. Nem sempre somos capazes de resolver todas as  questões. E, se há uma possibilidade de estarmos errados, não há uma alternativa melhor que confiar tudo nas mãos de Deus que jamais erra.

 

O sábio cristão tem o Salvador no coração. Caminha com Ele, confia nEle, não toma decisões sem consultá-lo, não busca seus próprios interesses e sim a glória do Senhor. Maria, mãe de Jesus, com grande sabedoria, guardava tudo o que ouvia do Senhor, seu filho, no coração. É o que devemos fazer, agora, amanhã, enquanto vivermos.

 

Quando falamos o que Cristo nos ensina, nossa palavra convence e o ambiente é transformado. Quando falamos sem pensar, ou sem a sabedoria do Senhor, podemos causar mal-estar, aborrecimentos e perder a bênção que tanto almejamos. Se o nosso testemunho não iluminar, poderá provocar ainda mais trevas e envergonhar o nome de Jesus.

 

Você é como Maria, que guardava no coração o que o Senhor falava ou como os tolos que O ignoram?

 

Pr. Paulo Roberto Barbosa