O Cachimbo - Oração / Paz Interior

06/12/2012 10:34

Ensinamento

Desde o momento em que a Grande Mulher Novilha de Búfa­lo Branco apareceu à Nação Sioux, o Cachimbo vem sendo considerado uma Cura Sagrada, partilhada entre os Irmãos e Irmãs da América Nativa. Trata-se de uma forma de oração, que nos permite falar a verdade e curar relacionamentos feri­dos ou rompidos.
Nós recebemos o Cachimbo para poder enviar nossas pre­ces e manifestar nossa gratidão ao Grande Mistério e para sim­bolizar a paz entre todas as Nações, Tribos e Clãs. O fornilho do Cachimbo representa o aspecto feminino de todas as coi­sas vivas e o tubo é o símbolo do aspecto masculino em todas as formas de vida. O simples ato de colocar o tubo no forni­lho simboliza união, criação e fertilidade.

Quando o Cachimbo está abastecido, cada pitada de Ta­baco é abençoada, assim como cada ramo de Nossos Parentes é convidado a entrar no Cachimbo na forma de espírito para poder ser honrado e fumado. Honramos a Mãe Terra, o Pai Céu, o Avô Sol, a Avó Lua, as Quatro Direções, o Povo-em­Pé (árvores), o Povo de Pedra, os seres de asas, os seres de bar­batanas, os de quatro patas (animais), os rastejantes (insetos), a Grande Nação das Estrelas, os Irmãos e Irmãs do Céu, os povos subterrâneos, os seres do Trovão, os Quatro Espíritos principais (Ar, Terra, Água e Fogo), e todos os seres de Duas Pernas da família humana.

Ao fumar o Cachimbo, é de suprema importância que cada pitada de tabaco colocada no fornilho seja fumada. Cada flo­co de tabaco assumiu um espírito em seu corpo e é honrado como tendo a essência de Todos os Nossos Parentes em sua forma. Se o fogo, que é parte da Eterna Chama da Vida, não toca nem incendeia o tabaco, o espírito que está lá dentro não pode ser libertado em fumaça. Se a fumaça não é aspirada pe­lo corpo, os espíritos de Nossos Parentes e de nossos Ances­trais não podem entrar em comunhão conosco. Esvaziar um fornilho que não foi totalmente fumado é cometer um grave erro e desonra os espíritos que vieram fumar conosco. O uso irresponsável do Cachimbo Sagrado pode prejudicar a boa von­tade dos espíritos em vir nos assistir na nossa busca de-unidade.

A fumaça que sai do Cachimbo representa prece visuali­zada e nos lembra do espírito presente em todas as coisas. Com­preendemos que toda a vida provém do Grande Mistério e re­tomará a essa fonte original. Graças a essa compreensão, sa­bemos que estamos todos seguindo o mesmo trajeto, caminhan­do juntos em cada parte do Elo Sagrado ou da Roda da Vida.
Toda vez que partilhamos o mesmo Cachimbo descobri­mos a união com Todos os Nossos Parentes. A essência de to­da criatura viva penetra em nós quando a fumamos e passa­mos a carregar seus espíritos dentro de nossos corpos. Somos lembrados de que a harmonia é alcançada através da união sagrada com todos os seres que nos cercam. Nunca pensamos que o espírito de qualquer forma de vida possa estar fora de nós mesmos, já que através do Cachimbo pedimos a eles que entrem em nosso Ser e dividam nosso próprio Espaço Sagra­do e nossa experiência de vida.

Ser um Portador de Cachimbo é uma honra e uma voca­ção. O Portador de Cachimbo pode ser convocado para fu­mar em nascimentos, mortes, casamentos, ritos de passagem, acordos contratuais, conselhos, cerimônias especiais de puri­ficação, meditações ao luar, ou quando alguém necessita de conforto, preces, ou deseja agradecer os benefícios recebidos.

É normalmente através de visões ou de sonhos, e somen­te após um longo período de preparação e purificação, que uma pessoa pode ser chamada para servir ao nosso povo como um Portador de Cachimbo. O caminho do Portador de Cachim­bo jamais representa modismo ou tendência; trata-se de um modo de vida que vem do coração. O Caminho da Cura é uma longa e estreita trilha de descoberta, repleta de constantes re­nascimentos. Jamais deveria ser tratado de maneira frívola. Os Portadores de Cachimbo são os guardiães da nossa Tradição Sagrada e dos nossos rituais. Eles servem ao nosso povo, as­sim como um pastor ou um rabino servem a uma igreja ou a uma sinagoga.

Os aspectos do ensinamento do Cachimbo que simboli­zam a paz são multifacetados. No mundo moderno muitas vezes olhamos para a paz como ausência de guerra, mas a paz re­presenta muito mais do que isto, dentro do nosso modo nati­vo de pensar. A paz é um modo de agir, saber, criar, ouvir, falar e viver. Em todas as circunstâncias a paz vem do interior de nosso próprio Ser. Essa paz resulta do equilíbrio de reco­nhecer e honrar as polaridades macho/fêmea, ensino/apren­dizagem, humildade/orgulho e todos os outros aspectos do viver em harmonia. Não é algo que possa ser pesado, exceto pelo nosso próprio Ser. Se tivesse que haver uma medida, ela seria determinada pela capacidade do coração de permanecer aberto, sereno e livre de receios.

Meu avô me levou ao lago da fazenda quando eu tinha sete anos, e me pediu para jogar uma pedra na água. Reco­mendou que eu prestasse atenção aos círculos criados pela pe­dra. Então me pediu para pensar em mim como essa Pessoa de Pedra. “Você pode criar muitos impactos na vida, mas as ondas provocadas por esses impactos irão perturbar a paz de todas as outras criaturas”, disse ele. “Lembre-se que você é responsável pelo que colocou em seu círculo e que seu círculo também tocará em muitos outros círculos. Você precisará vi­ver de uma forma que permita que o bem que sai de seu círcu­lo envie a paz dessa bondade para os outros. O impacto que vem da raiva ou da inveja enviará esses sentimentos maus pa­ra outros círculos. E você será responsável por uns e outros.”
Foi a primeira vez que percebi que cada pessoa cria a paz interior ou a discórdia que flui para o mundo. Não podemos construir a paz mundial se estivermos emaranhados em con­flitos internos, ódios, dúvidas ou raivas. Nós irradiamos os sen­timentos e pensamentos que guardamos dentro de nós, quer os exteriorizemos ou não. O que quer que se passe dentro de nós se espalha pelo mundo, criando beleza ou discórdia frente a todos os outros círculos de vida.

A palavra e a honra de uma pessoa são tão sagradas que elas devem ser mantidas a qualquer preço, mesmo que isto custe a vida dessa pessoa. Sempre que o Cachimbo é partilhado, as palavras ditas e os acordos feitos são baseados na idéia indí­gena de honra, verdade e compreensão mútua, que sempre ema­nam da paz interior de cada um.

Aplicação

A carta do Cachimbo fala da paz interior que pode ser encon­trada através do equilíbrio do Ser. Agora chegou o momento de saber honrar ambos os lados de sua natureza, o masculino e o feminino, e reconhecer a Chama Eterna do Grande Misté­rio que vive dentro de você. A forma como você influencia as vidas dos outros depende deste seu equilíbrio interno.
A paz interior pode ser encontrada através da prece, e .da compreensão de seu papel individual dentro do Todo da Cria­ção. A paz mundial começa dentro do coração de cada indiví­duo. Chegou o momento de fazer as pazes com os outros ou com qualquer conflito interno que impeça você de ver a bele­za de seu verdadeiro potencial.

Em todos os casos, a carta do Cachimbo pede que você honre as bênçãos concedidas pelo Grande Mistério. Ela pede a você que honre tudo aquilo que você é e o motivo por que você está aqui. Ela lhe pergunta como você pode ajudar o mun­do. Ao fazer as pazes com o seu próprio Ser interno, essas ques­tões serão respondidas e o Caminho Sagrado se tornará mais claro e luminoso dentro de você.

 

Fonte: www.thotemdna.com.br/2012/03/16/o-cachimbo-oracaopaz-interior/