As mentiras podem fazer as pessoas se sentirem melhor, mas não as ajudam a conhecer o amor.” Bell Hooks

21/06/2017 10:51

Eu era uma vez um mentiroso. Eu não sabia que eu era um mentiroso na época, eu não contei conscientemente uma mentira, mas mentia por dentro.

Mentira não é apenas algo que é feito de palavras, podemos mentir com nossas ações, podemos mentir com o nosso silêncio, podemos mentir com a nossa cumplicidade, podemos mentir fingindo ser quem não somos.

Eu era uma mentira.

Eu me vesti de mentira a maior parte da vida, mas não aconteceu tudo de uma vez, não foi como entrar no armário e sair outra pessoa, aconteceu lentamente, ao longo do tempo.

 

Cada vez que eu dizia ou fazia algo que não tinha aprovação do mundo à minha volta, eu escolhi puxar uma roupa do armário imaginário de pessoas que são adoráveis, quando eu tinha vinte anos, meu verdadeiro eu estava tão escondido que nem eu sabia onde ela estava, começou a desaparecer. Me Senti rejeitada pelos meus colegas na escola, parecia tão trabalhoso ser popular. Então decidi desistir de tentar, mas em vez de ser eu mesma, decidi me esconder, ser despercebido parecia mais fácil do que ser visto por quem eu era.

Na faculdade foi minha oportunidade de me reinventar, mas quando eu cheguei lá eu descobri que eu não poderia me forçar a ser extrovertida ou facilmente agradável, então eu me tornei estranha. Eu estava hiper-consciente de que eu não estava sendo eu mesma, mas eu não sabia como mudar, então meu corpo ficou duro, meus movimentos inquietos e minha voz incerta. Comecei a observar outras pessoas e de alguma maneira comecei a imitá-las. Eu adotava o riso de alguém, o estilo de outra pessoa, e a gíria de outra pessoa. Essa confusão do que eu pensava ser agradável apenas me manteve mais longe da verdade de quem eu realmente era.

Eu tinha amigos, mas ninguém realmente me conhecia, eu estava perdida e mentindo sobre quem eu era, eu fingi que tivesse entendido tudo porque admitir que eu estava desorientada significaria que meu mundo iria cair.

Quando construímos identidades para nós mesmos, não podemos nos arriscar a desmoronar, então nós mentimos, nós criamos mais máscaras para vestir e nos manter mais longe da verdade, nossos egos sabem que se um tijolo solta, todo o trabalho duro que temos dado será arruinado.

Quando decidimos negar quem realmente somos, estamos mentindo, mentir é uma escolha, uma escolha que nos prejudica profundamente e muitas vezes, aqueles que nos rodeiam, e mesmo que seja uma escolha, é uma que é muito fácil de se esconder, em nossa busca pelo amor faremos quase tudo para alcançar nosso objetivo, mesmo que signifique negar a nós mesmos a verdade.

A ironia, porém, é que o amor em si é impossível sem honestidade. Se você está desesperado para saber o que realmente é o amor, respire fundo e veja como você é honesto consigo mesmo.

Você realmente conhece a si mesmo? Você compartilha quem você é com o mundo? Você está excessivamente preocupado com o que as outras pessoas pensam sobre você? Você mudará para ser aceito pelos outros? Estas são todas as grandes perguntas para ajudá-lo a reconhecer como você está confortável com o seu verdadeiro eu.

 

Se descobrir é parte do caminho, não há problema em contar com pessoas que você não conhece, que você está confuso, que você está perdido, que você sente dor, que você está no processo de conhecer a si mesmo.

Você não tem que gastar toda energia para criar uma fachada que você tem descoberto tudo, não há problema em não saber de tudo, quando você começa a se abrir e se comunicar com os outros sobre quem você realmente é, a oportunidade de descobrir o que é o amor lhe será dada.

As pessoas que abrem seus corações para você vai criar um belo recipiente para o amor crescer, aqueles que são atraídos por quem você é moverão seu próprio caminho, deixa eles irem, permaneça conectado à sua verdade e continue compartilhando com as pessoas em sua vida.

Quando comecei a testar as minhas amizades, comecei a me abrir sobre meus sentimentos de vergonha e culpa.

Tenho uma lembrança de sentar na mesa da cozinha com uma namorada e dizer-lhe algo que eu nunca tinha dito a ninguém. Eu podia sentir o espaço se abrindo entre nós enquanto reconhecia meus sentimentos e os combinava com suas próprias experiências de sentimentos semelhantes.

Nos compartilhar permite conhecer o amor, o amor nos faz sentir seguros e queridos, nos faz sentir ligados e como nós pertencemos.

Muitas vezes mentimos quando temos medo da verdade, quando mentimos sobre quem somos, tendemos a ter medo de que a maneira que somos não seja amável, que se mostrarmos nosso verdadeiro eu e não sermos amados e aceitos, e não sabemos como vamos nos recuperar.

 

Recuperamos amando a nós mesmos, mas você não pode amar a si mesmo se você não sabe quem você é, você não pode amar a si mesmo se você está gastando toda sua energia para colocar em uma máscara para todos os outros, e outras pessoas não podem te amar quando não sabem quem você é.

Então, se você quer conhecer o amor, se mostre, tire a máscara, deixe de lado essa ideia para ser outra pessoa e descubra quem você realmente é, ame essa pessoa e veja como o mundo te ama de volta.

Michelle D’Avella